SAÍDA A CAMPO!

Olá pessoal,

No último final de semana, dia 30/06, o Grupo PET/Biolgia organizou uma Saída a Campo para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro para a praia da Guarda do Embaú.

Esta saída teve a participação de acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da FURB, bem como alguns de seus familiares e amigos, totalizando 28 pessoas.

A atividade faz parte do Planejamento anual do grupo, e tem por objetivo permitir  o  contato  dos  participantes  com  a natureza, abrangendo e relacionando conteúdos teóricos e práticos aprendidos em sala de aula pelos  mesmos,  ampliar  conhecimentos  gerais  e  permitir  integração  entre  os  envolvidos.  Os  petianos,  ao  promover  e  participar  da  atividade,  estarão  desenvolvendo  a  capacidade  de  organizar  eventos  abertos  ao  público,  bem  como  poderão  estimular  seu próprio  espírito  esportivo  e  cooperativo  de  trabalho em grupo. 


Todos os participantes da saída, inclusive os petianos.

O Parque do Tabuleiro é considerado Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, instituída pela UNESCO, sendo uma área prioritária para a conservação deste bioma. Possui cinco das seis composições botânicas existentes no Estado. Começa no litoral, com as paisagens da Restinga e Manguezal, subindo a serra, passa pela Floresta Pluvial da Encosta Atlântica, Floresta de Araucárias e nas partes mais altas, encontram-se os Campos de Altitude.
O Parque também protege uma riqueza imensurável de recursos hídricos. Rios, cachoeiras e córregos são responsáveis pelo fornecimento de água potável, abastecendo cerca de um milhão de moradores da Grande Florianópolis. Há também um grande complexo de águas termais, que representam enormes benefícios á saúde. Estas águas afloram nas regiões de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas.
Cordão arenoso. Foto: Giulliana Appel.
Cordões arenosos da Baixada do Maciambu. Foto: Zé Paiva/Arquivo FATMA

Turfeiras formadas por uma briófita do gênero Sphagnum. Foto: Giulliana Appel.

Além do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o grupo também conheceu a praia da Guarda do Embaú, localizada no município de Palhoça-SC, a 50 Km da capital Florianópolis. Esta praia também faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

No local foram realizadas duas trilhas para conhecer as belezas locais, na qual se destaca a trilha da Pedra do Urubu.


Vista do alto da Pedra do Urubu, na Guarda do Embaú. Foto: Giulliana Appel.

Nas alturas! Foto: Camila Andréa Ramos.

O PET/Biologia agradece a participação de todos os envolvidos!
Até a próxima.

Ficou com vontade conhecer? 

Acesso o blog do parque: http://parquedotabuleiro.blogspot.com.br/p/o-parque.html para saber mais a respeito do Parque Estadual do Tabuleiro.
E para ter mais informações sobre a Guarda do Embaú, acesso o site http://www.guardadoembau.com.br/index.htm e aproveite!
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância das bromélias para a biodiversidade

Curso de Sobrevivência em Áreas de Mata