2º Curso de Ornitologia do PET/Biologia

Olá pessoal, 

Na última semana o PET organizou o 2º Curso de Ornitologia: "Aspectos da Ecologia e Conservação de Aves Silvestres".

De acordo com o nosso Plano Anual de Atividades, temos que promover dois cursos em diferentes áreas. No primeiro semestre organizamos o curso de "Avaliação do estado de conservação da fauna brasileira: metodologia e aplicação", do Msc. Harry Boos Jr.

Entre os dias 22 e 25 de agosto ocorreu a segunda edição do Curso de Ornitologia. As aulas teóricas aconteceram no campus I da Universidade Regional de Blumenau e as aulas práticas aconteceram na RPPN Bugerkopf, do ecólogo Lauro Eduardo Bacca e sua esposa Êdela Tereza Werner Bacca.

O curso abordou diferentes atividades teóricas e práticas que tiveram como objetivo aprimorar o conhecimentos dos participantes para os aspectos de ecologia e conservação de aves em Santa Catarina, além da identificação e manejo de instrumentos de campo. 

Ao todo, foram observadas 71 espécies, nos registros de vocalização, zoológico e captura em rede de neblina. Vale ressaltar que o uso da rede foi apenas didático, e que as aves capturadas eram identificas pelos participantes e posteriormente liberadas ao ambiente natural.

Abaixo, algumas das espécies capturadas na rede:

Philydor atricapillus - Limpa-folha-coroado

Chiroxiphia caudata - Tangará dançador fêmea


Basileuterus cucilivorus - Pula-pula
Além da excelente participação em campo, também temos que elogiar a hospedagem do Lauro e sua esposa Êdela, que por sinal, preparou uma comida deliciosa durante os dias de aula prática. O casal recepcionou os participantes com muita simpatia e carinho. E o Bacca, como sempre é o grande entusiasta das atividades PET.


Todos os participantes do curso, com o ministrante e os proprietários da RPPN.

Agora de cima, como bons observadores de aves!

Na hora do almoço, pessoal saboreando uma deliciosa macarronada.

Ficaram interessados?
Então fiquem de olho em nossa programação.
Qualquer dúvida, entrem em contato pelo nosso e-mail: petbiofurb@gmail.com ou pelo 
telefone (047) 3321-0288.

Até mais!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância das bromélias para a biodiversidade

Curso de Sobrevivência em Áreas de Mata