Importância das bromélias para a biodiversidade A família Bromeliaceae, das bromélias, é constituída por cerca de 1.500 espécies [1] , podendo ser epífitas (vivem sobre outras plantas sem causar prejuízo), terrestres ou ainda viver sobre rochas, sendo o seu habitat principalmente a Mata Atlântica. Mas um fato que poucas pessoas sabem é que as bromélias, além de possuírem uma importância econômica, tanto para a ornamentação como para uso alimentício (um exemplo é o abacaxi), são importantes para a biodiversidade do meio ambiente. Essas plantas possuem cisternas onde ocorre o acúmulo de água no seu interior, podendo armazenar até litros em certas espécies! O armazenamento é importante já que traz resíduos orgânicos com nutrientes e poeira que garantem a nutrição da planta e formam um ambiente ideal para a sobrevivência de diversos organismos vivos. Geralmente as espécies dessa família apresentam um aspecto que se destaca com flores coloridas, atraindo diversos polinizadores com
Na última sexta-feira (07/07) o grupo PET foi a E.B.M. Machado de Assis pelo Projeto de Extensão Bioeduca, para realizar uma aula prática. Na aula foi abordado o tema sobre o Sistema digestório para os alunos do 8°ano, onde os alunos fizeram alguns experimentos para compreender melhor como nosso Sistema Digestório funciona.
Na última segunda-feira (11/09) o PET/Biologia/FURB foi a escola Machado de Assis, para realizar uma aula teórica e prática do Sistema Respiratório com os alunos do 8° ano.
Comentários
Postar um comentário